segunda-feira, 27 de maio de 2013

Porto Sentido

 No âmbito da cadeira de Computação, Multimédia e Interatividade lecionada pelo Professor Hugo Pires na Universidade Lusófona do Porto, foi-nos proposto a realização de um blogue com um tema à nossa escolha, trabalhando com os programas de imagem, de som e vídeo: GIMP, Audacity e VideoPad, respetivamente.
 O tema do nosso blogue é o Porto. Nada melhor do que retratar a nossa cidade com este tributo.



A música escolhida para a edição do vídeo foi "Porto Sentido" de Rui Veloso.

quinta-feira, 23 de maio de 2013

Ponte D. Luís e Jardim do Morro

 Gaia antes de conhecer o Porto já ouvia falar muito dele, entusiasmada era o que mais desejava e ela pensava “como é que ele move tudo em seu redor?” – é uma boa questão mas ela continuava ansiosa por conhecê-lo.
 Ela caraterizava o seu grande amor como: uma fonte de sabedoria, uma variedade de cheiros, uma mão cheia de pessoas que que o visitam todos os dias...
 Uma ligação forte entre eles se foi criando com cinco pontes e eu própria me pergunto “porquê ela? porquê Gaia?”. Estas ligações foram se fortalecendo com algumas intermediárias das quais a mais conhecida e a mais visitada: a Ponte D. Luís que começa na Avenida Vímara Peres e termina no Jardim do Morro (um bonito espaço de lazer, onde podemos  visitar a Serra do Pilar, inicia-se o Teleférico de Gaia que vai até ao Cais/Caves) e, deste ponto podemos avistar a Ribeira, Palácio de Cristal, Torre dos Clérigos, a Ponte da Arrábida… Todos nós podemos atravessar a Ponte D. Luís e contemplar o Rio Douro, a pé ou de metro.
 “Meu querido Porto, amas-me da mesma maneira como eu te amo?” – perguntou Gaia no início da relação. Até hoje são o "casal" mais conhecido do norte do país do qual muitos turistas os visitam, tiram imensas fotografias e, nós habitantes das cidades estamos muito contentes com o seu "amor".




fonte: http://omeuolharsobreoporto.blogspot.pt/2013/05/ponte-d-luis-e-jardim-do-morro.html

Clérigos e Praça dos Leões


  Um dos pontos turísticos mais importantes e para muitos o ex libris na cidade do Porto é a Torre dos Clérigos e à sua retaguarda podemos encontrar a belíssima Praça dos Leões.
 A Torre dos Clérigos foi construída entre 1754 e 1763 a partir de um projeto de Nicolau Nasoni comemorando assim este ano 250 anos de existência tendo também, um horário para visita compreendido entre as 9h e as 18h30.
 A Praça dos Leões (Praça Gomes Teixeira) presencia-nos com um largo com água, um chafariz com leões e um parque acolhedor com algumas estátuas e bancos para lazer. Este parque é bastante relaxante e muito bonito para tirar algumas fotografias e para descansar um pouco da azáfama diária.
 Tanto sozinha como acompanhada, já estive na Praça dos Leões e é um lugar que tanto para sossegar ou para divertir é ótimo. Infelizmente ainda não tive oportunidade de visitar a Torre dos Clérigos mas é algo que tentarei fazer este verão, porque não? Com os seus 75m de altura deve presentear-nos com uma bela vista do seu topo.
 Há muito pouco tempo abriu o Costa Coffee mesmo ao pé dos Clérigos onde também podemos passar uma tarde agradável com os nossos amigos.


Amamos o Porto

 

 O que amamos no Porto? Boa pergunta!
 Vamos tentar definir este sentimento desmedido por esta bela cidade.
 Acordamos todas as manhãs sem vontade nenhuma de ir para as aulas (como todos os estudantes, sejam eles universitários ou não). O caminho é sempre o mesmo: da Estação de São Bento até à Universidade Lusófona do Porto. Neste percurso matinal passo pela entrada do metro de São Bento, pela Sé do Porto, pela Avenida de Vímara Peres que dá acesso à Ponte D. Luís ligando o Porto ao Jardim do Morro em Gaia, a PSP, o Funicular de Guindais mesmo em frente à universidade que liga a Batalha à Ribeira e a paragem do Carril.
 O Porto tem lugares muito bonitos, vistas deslumbrantes, um cheiro caraterístico a felicidade e espontaneidade. Apesar desta crise instalada no país, muitos sorrisos são partilhados entre as pessoas no Porto.